Organograma de Evolução no Tratamento de Criança com TEA Grau 1
- Objetivo: Identificar as necessidades e características únicas da criança.
- Ações:
- Diagnóstico clínico e entrevistas familiares.
- Avaliação comportamental, sensorial e social.
- Identificação de interesses e habilidades específicas.
- Responsáveis: Psicanalista, pediatra especializado, equipe interdisciplinar (psicopedagogo, fonoaudiólogo).
2. Planejamento do Tratamento Individualizado
- Objetivo: Criar um plano terapêutico adaptado.
- Ações:
- Definir objetivos a curto, médio e longo prazo.
- Planejar estratégias para desenvolvimento da comunicação e interação social.
- Adotar métodos de reforço positivo para habilidades comportamentais.
- Responsáveis: Psicanalista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, familiares.
3. Intervenção Psicanalítica e Terapêutica
- Objetivo: Trabalhar aspectos emocionais, sociais e comportamentais.
- Ações:
- Sessões individuais de psicanálise para exploração emocional.
- Terapias para desenvolver habilidades de comunicação (ABA, fonoaudiologia).
- Brincadeiras terapêuticas para promover expressões simbólicas e sociais.
- Responsáveis: Psicanalista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo.
4. Intervenção Escolar
- Objetivo: Integrar a criança ao ambiente escolar.
- Ações:
- Treinamento de professores para entender o TEA Grau 1.
- Adaptações curriculares e de rotina.
- Acompanhamento de mediadores escolares, se necessário.
- Responsáveis: Psicopedagogos, professores, escola, pais.
5. Suporte Familiar
- Objetivo: Capacitar a família para o suporte emocional e prático.
- Ações:
- Sessões de orientação familiar e psicoeducação.
- Grupos de apoio para familiares.
- Estruturar a rotina em casa para apoiar o desenvolvimento da criança.
- Responsáveis: Psicanalista, psicólogo familiar.
6. Monitoramento e Ajustes
- Objetivo: Avaliar os progressos e ajustar o plano de tratamento.
- Ações:
- Revisões periódicas dos objetivos do tratamento.
- Adaptação das estratégias conforme a evolução da criança.
- Registro de progressos em comunicação, interação e autonomia.
- Responsáveis: Toda a equipe terapêutica em conjunto com a família.
7. Integração Social e Autonomia
- Objetivo: Desenvolver a independência e promover a inclusão social.
- Ações:
- Participação em atividades comunitárias e sociais.
- Estímulo à independência em tarefas do dia a dia.
- Trabalho sobre interesses da criança para inseri-la em grupos ou hobbies.
- Responsáveis: Psicanalista, terapeuta ocupacional, pais.