Organograma de Evolução no Tratamento de Criança com TEA Grau 1


1. Avaliação Inicial
  • Objetivo: Identificar as necessidades e características únicas da criança.
  • Ações:
    • Diagnóstico clínico e entrevistas familiares.
    • Avaliação comportamental, sensorial e social.
    • Identificação de interesses e habilidades específicas.
  • Responsáveis: Psicanalista, pediatra especializado, equipe interdisciplinar (psicopedagogo, fonoaudiólogo).

2. Planejamento do Tratamento Individualizado

  • Objetivo: Criar um plano terapêutico adaptado.
  • Ações:
    • Definir objetivos a curto, médio e longo prazo.
    • Planejar estratégias para desenvolvimento da comunicação e interação social.
    • Adotar métodos de reforço positivo para habilidades comportamentais.
  • Responsáveis: Psicanalista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, familiares.

3. Intervenção Psicanalítica e Terapêutica

  • Objetivo: Trabalhar aspectos emocionais, sociais e comportamentais.
  • Ações:
    • Sessões individuais de psicanálise para exploração emocional.
    • Terapias para desenvolver habilidades de comunicação (ABA, fonoaudiologia).
    • Brincadeiras terapêuticas para promover expressões simbólicas e sociais.
  • Responsáveis: Psicanalista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo.

4. Intervenção Escolar

  • Objetivo: Integrar a criança ao ambiente escolar.
  • Ações:
    • Treinamento de professores para entender o TEA Grau 1.
    • Adaptações curriculares e de rotina.
    • Acompanhamento de mediadores escolares, se necessário.
  • Responsáveis: Psicopedagogos, professores, escola, pais.

5. Suporte Familiar

  • Objetivo: Capacitar a família para o suporte emocional e prático.
  • Ações:
    • Sessões de orientação familiar e psicoeducação.
    • Grupos de apoio para familiares.
    • Estruturar a rotina em casa para apoiar o desenvolvimento da criança.
  • Responsáveis: Psicanalista, psicólogo familiar.

6. Monitoramento e Ajustes

  • Objetivo: Avaliar os progressos e ajustar o plano de tratamento.
  • Ações:
    • Revisões periódicas dos objetivos do tratamento.
    • Adaptação das estratégias conforme a evolução da criança.
    • Registro de progressos em comunicação, interação e autonomia.
  • Responsáveis: Toda a equipe terapêutica em conjunto com a família.

7. Integração Social e Autonomia

  • Objetivo: Desenvolver a independência e promover a inclusão social.
  • Ações:
    • Participação em atividades comunitárias e sociais.
    • Estímulo à independência em tarefas do dia a dia.
    • Trabalho sobre interesses da criança para inseri-la em grupos ou hobbies.
  • Responsáveis: Psicanalista, terapeuta ocupacional, pais.